Biblioteca Conector para Estudo de Mídias Variáveis – intro

Seja bem vindo à B.C.E.M.V. Aqui você vai encontrar uma lista de livros que eu considero nutritivos para quem está interessado em compreender melhor o momento que o mundo da comunicação (em especial a publicidade) está vivendo. O que credencia o Conector a dar essas dicas? Não muito, mas pelo menos dois pilares sustentam o prédio da B.C.E.M.V.: despretensão e empirismo.

Uma vez que meu treinamento acadêmico é extremamente limitado, não espere encontrar na B.C.E.M.V. livros fundamentais ou obrigatórios, mas sim leituras que embasaram trabalhos profissionais e estudos pessoais. Em outras palavras: não, essa não é uma lista que se pretende definitiva. Mas, sim, todos esses livros foram ÚTEIS na PRÁTICA, inclusive ajudando em trabalhos para grandes varejistas como as Lojas Renner ou indústrias no caso da Grendene. Às vezes de forma muito indireta, mas ajudaram, creia-me. Independente de você ter objetivos comerciais ou não ao lê-los, a meu ver eles servem como inspiração ou base para o simples alargamento de visão sobre o mundo contemporâneo. No fundo, sou eu dividindo minha prateleirinha com você e cabe a você decidir o quanto ela é valiosa.

Bom, pra terminar, dois recados colaboracionistas.

Primeiro, o nome da biblioteca ainda está em aberto. Mídias Variáveis foi o melhor nome que achei (tirado de uma frase de um livro que será apresentado aqui), melhor que “novas mídias” ou “mídias emergentes” ou coisa que o valha. Se alguém tiver uma idéia melhor, use os comentários, por favor.

Segundo, os comentários também estão abertos para dicas de livros que complementem a biblioteca. Nos posts eu vou publicar apenas os livros que eu li, usei e aprovei. Mas o choro é livre e já vi que tenho leitores com um ótimo conhecimento acadêmico e de mercado, o que nos dois casos certamente vai enriquecer a minha lista. Portanto, não se avexem e usem à vontade o espaço dos comentários, postando dicas e pequenas resenhas.

Acho que todo mundo sai ganhando com isso.

Anúncios

9 pensamentos sobre “Biblioteca Conector para Estudo de Mídias Variáveis – intro

  1. Fundamental pra MIM.

    Microtendencias – Mark J. Penn e E. Kinney Zalesne – Ed. Best Seller

    A relacao direta do livro com o termo “midia” e bem pequena, ainda que indiretamente seja sob alguns aspectos o estudo das tendencias que tornam relevante (ou irrelevante)
    todas as coisas. Inclusive os meios “fazer midia”.
    O assunto e a abordagem e generalista (de uma maneira positiva) e baseadas em exemplos e dados como esse tipo de livro precisa ser. Inspirador mesmo.

    “Mark J. Penn é, nas palavras do jornal The Washington Post, “provavelmente o mais poderoso homem em Washington de quem ninguém ouviu falar”. Formado pela Universidade de Harvard, e actual CEO da Burson-Marsteller (uma das maiores empresas de relações públicas do mundo), o autor distinguiu-se como um dos mais importantes analistas e estrategas norte-americanos. Responsável pela segunda eleição de Bill Clinton (de quem foi assessor até ao fim do último mandato) e pela terceira vitória de Tony Blair, Penn é consultor de várias companhias da Fortune 500 e de mais de 25 chefes de estado. No sector privado distinguiu-se como conselheiro de Bill Gates/Microsoft na década de 90.”

    A melhor resenha que encontrei sobre o livro resume o seguinte:

    “Em Microtendências, Mark J. Penn apresenta um conceito que leva o leitor a ver a vida moderna sob uma nova perspectiva. Com base na idéia de que pequenos nichos da população podem determinar o sucesso de empresas, campanhas políticas e movimentos sociais, ele define a microtendência: um padrão comportamental de um grupo de forte identidade, que está crescendo e tem desejos e anseios não atendidos pelas instituições que influenciam a vida cotidiana. Baseado em dados concretos de diversas pesquisas, o autor explica como 75 pequenas mudanças de comportamento estão determinando silenciosamente as transformações culturais em curso atualmente. É surpreendente descobrir, por exemplo, que o consumo de vinho diminuiu drasticamente entre os franceses, que as crianças norte-americanas estão cada vez mais se adaptando à alimentação vegetariana e que as mulheres estão à frente dos homens quando o assunto é tecnologia. Penn afirma que é preciso analisar e interpretar todas essas novas informações para se compreender o que mudou na cultura convencional. Ele mostra ao leitor como identificar as microtendências e como elas podem modificar uma empresa, influenciar uma eleição ou deflagrar um movimento, ocasionando grandes inovações em nossa sociedade. No mundo atual, pequenos grupos podem ter o maior impacto.”

    Pra listar algumas tendencias …

    .Há cada vez mais homens
    .Mulheres invadem o mundo dos homens (assunto obvio mas aqui, explorado de uma maneira fantastica)
    .Dorme-se cada vez menos
    .Há muitos mais canhotos (existem tendencias bem relevantes por acontecer em funcao dessa tendencia)
    .Descoberta tardia da homossexualidade (relacionada ao primeiro item citado inclusive)
    .Vegetarianismo aumenta
    .Multimilionários low profile (novo tipo de mercado consumidor?)
    .Tecnologia “é feminina” (a novos meios de fazer propaganda tbm nao o serao?)
    .Ter só um filho (filhos unicos vao ter perfil de consumo diferente? isso muda o mercado? os meios?)
    .Viver com os pais até mais tarde
    .Relações em casas separadas (isso gera outra sub-especializacao dos servicos? dos produtos?)
    .Homens têm filhos mais tarde

    E por ai vai, o assunto inspira. Um dos melhores livros que li nos ultimos anos.
    Me “rendeu” mais do que o Blink, ainda que os assuntos nem sejam relacionados.

    Aqui tem mais algumas coisas … http://blog.miguelcavalcanti.com/2008/06/09/resumo-palestra-microtendencias-mark-penn/

    Entendo que divagacoes precisam ser breves, mas o livro vale a propaganda =).

    Abs!

    BG!

  2. Pingback: Biblioteca Conector para Estudo de Mídias Variáveis - McLuhan + Fiore: The Medium is the Massage - Conector - OESQUEMA

  3. Pingback: Biblioteca Conector para Estudo de Mídias Variáveis - Tribe/Jana: New Media Art - Conector - OESQUEMA

  4. Pingback: Biblioteca Conector para Estudo de Mídias Variáveis - Reciclando Idéias por Peter Burke - Conector - OESQUEMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s