O valor da nossa atenção

O economista e prêmio Nobel Herbert Simon escreveu em 1971 que um mundo com riqueza de informação provoca naturalmente a escassez daquilo que a informação consome: atenção. Resumindo, riqueza de informação produz pobreza de atenção. É um fenômeno que estamos claramente vivendo hoje, quando não temos atenção suficiente pra dar a tudo que aparece ao nosso redor.

Quando uma marca faz uma campanha publicitária, ela está justamente querendo comprar a nossa atenção, seja com a repetição de uma mensagem sem graça, seja sendo apelativa pra impactar ou usando uma moeda mais digna, a criatividade.

Sim, é isso mesmo. Os investimentos milionários em televisão, rádio, jornal, internet e celular servem só pra chamar a sua atenção. Na verdade, o poder de prestar ou não prestar atenção na campanha é seu.

Quem é dono da sua atenção, é mais poderoso do que qualquer uma dessas grandes empresas.

***

Post inspirado num texto que gravei para o Minimalismo na Oi FM.

8 pensamentos sobre “O valor da nossa atenção

  1. Oi Gustavo! Ouvi hoje o minimalismo na Oi e achei fantástico o que você disse sobre curadoria. Não estou conseguindo acessar o arquivo de audio, você tem esse texto publicado aqui no blog, ou o audio em algum lugar? Conheci hoje o blog tb e ja favoritei! Muito bom!
    abçs

  2. Oi Gustavo! Ouvi hoje o minimalismo na Oi e achei fantástico o que você disse sobre curadoria. Não estou conseguindo acessar o arquivo de audio, você tem esse texto publicado aqui no blog, ou o audio em algum lugar? Conheci hoje o blog tb e ja favoritei! Muito bom!
    abçs

  3. Oi Rafael.

    Vai rolar um grande arquivão com todos os Minimalismos no site da Oi.
    Mas ainda temos que aguardar.
    Talvez semana que vem eu poste o texto aqui, ainda não sei.:-)

    Grande abraço, valeu a audiência e o comentário.

  4. Pingback: O valor da nossa atenção « Charles Cadé Blog / Comunicação, tecnologia e cultura digital

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s