Taí uma cena que não veremos mais

Esses dias estava relendo a matéria do Telegraph sobre as 50 coisas que estão sendo mortas pela internet e, na calada da noite, horas depois de ler, me veio a imagem de uma coisa que faltou incluir na lista: apresentadores no topo de montanhas de cartas.

Essa imagem foi, por muitas décadas, um dos maiores símbolos da interatividade entre os programas de TV e seu público. Era o data visualization versão analógica. A popularidade de um programa ou de um sorteio era inquestionável diante da abundância de envelopes com garranchos de pessoas de todas as idades e de todos os lugares do Brasil. Dava uma sensação interessante, de ser parte de uma grande comunidade. Ainda que parte daquilo fosse material cenográfico, vai saber.

Não assisto TV aberta o suficiente pra atestar se as montanhas de cartas efetivamente sumiram da inconografia do meio. Mas suspeito que, se ainda existem, elas devem estar em vias de extinção graças à erosão causada pelo SMS e pela internet.

Talvez falte um pouco de imaginação aos produtores, pois seria interessante ver os apresentadores metidos numas roupinhas Tron navegando em um cenário virtual que mostra todos os emails e SMS enviados pelos telespectadores. Referências de data visualization pra isso não faltam. É meio trash? É muito anos 90, muito çáiberpânque? Não. É algo bem hoje mesmo. E se tem um lugar pra fazer esse tipo de coisa, vamos convir que é na TV. E, de preferência, aberta. Bem aberta.

Anúncios

Um pensamento sobre “Taí uma cena que não veremos mais

  1. Lembro dos sorteios regionais, tipo Clóvis Dias Costa, onde citava centenas de cartas e dentro de uma caixa transparente aparecia meia duzia de envelopes com uma almofada mal escondida dando volume.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s