Interatividade?

A empresa de monitoramento de redes sociais Sysomos estudou o efeito das mensagens no Twitter durante dois meses pra descobrir o que acontece com elas. Segundo o estudo, apenas 29% dos twits gera algum tipo de interação, como um reply ou um retwitt. Dos 71% restantes nós não temos como saber quais são ao menos lidos!

Ou seja, que só porque hoje todo mundo pode se expressar, isso não quer dizer que todas as opiniões sejam ouvidas – ou lidas. Pra quem gosta de grandes platéias, a realidade dos números das redes sociais talvez seja um pouco dura. A popularidade no meio digital é uma equação com parâmetros ainda em construção. Vai demorar mais um pouco pra gente saber ao certo como atribuir pesos e valores às diferentes noções de audiência. Enquanto isso, é melhor manter os pés no chão.

O trabalho tem uma série de outros insights, como a influência da rapidez de interação no número de RTs e Replys (o que aparece no gráfico acima). Mas um ponto continua em aberto na maior parte das pesquisas, que é a importância de tweets de tuiteiros altamente influentes em relação a tuiteiros altamente populares. Clareando um pouco mais, quero dizer que sempre existiu – e vai existir – uma camada de influenciadores que fica descoberta por estudos numéricos de popularidade, porque o efeitos dos seus twitts não é quantitativo, mas qualitativo.

Esses, valiosos em alguns segmentos (não pra publicidade, mas pra cultura digital) só com algumas escavações à mão pra descobrir quem são.

***

Texto inspirado num dos programetes Minimalismo que eu faço pra Oi FM.

O Minimalismo vai ao ar todos os dias às 9h30 e às 13h45 nas cidades onde tem Oi FM ou na webradio.

10 comentários em “Interatividade?

  1. mini,

    achei até bem alto o índice de 29% de interação, assim como acho que este índice vai aumentar assim que mais pessoas e marcas entenderem o que é interação. é uma nova realidade a qual todos estão se acostumando. quantas pessoas reclamam de marcas que estão no twitter e nunca recebem um reply? e quantas pessoas ainda estão descobrindo sua forma de interagir com o mundo através dos seus twits?

    .

    uma ferramenta interessante que tenta delinear os perfis de pessoas no twitter é o KLOUT, você conhece? O Klout tenta classificar as pessoas em 16 perfis de uso das redes sociais. Criei um perfil lá para testar mas vi que muita coisa ainda tem que ser desenvolvida por eles: http://klout.com/nandaobregon

    Quem sabe um estudo que cruze o “método” Klout com o Sysomos traga a informação de twitteiros influentes vs. populares. :]

  2. mini,

    achei até bem alto o índice de 29% de interação, assim como acho que este índice vai aumentar assim que mais pessoas e marcas entenderem o que é interação. é uma nova realidade a qual todos estão se acostumando. quantas pessoas reclamam de marcas que estão no twitter e nunca recebem um reply? e quantas pessoas ainda estão descobrindo sua forma de interagir com o mundo através dos seus twits?

    .

    uma ferramenta interessante que tenta delinear os perfis de pessoas no twitter é o KLOUT, você conhece? O Klout tenta classificar as pessoas em 16 perfis de uso das redes sociais. Criei um perfil lá para testar mas vi que muita coisa ainda tem que ser desenvolvida por eles: http://klout.com/nandaobregon

    Quem sabe um estudo que cruze o “método” Klout com o Sysomos traga a informação de twitteiros influentes vs. populares. :]

  3. Valeu pela dica do Kout, Fernanda.

    Mas eu acho que o nível de interatividade nunca vai ser muito alto porque altas taxas de interação – a meu ver – não são predicado de ferramentas e sim de determinados tipos de pessoas.

  4. Valeu pela dica do Kout, Fernanda.

    Mas eu acho que o nível de interatividade nunca vai ser muito alto porque altas taxas de interação – a meu ver – não são predicado de ferramentas e sim de determinados tipos de pessoas.

Deixar mensagem para Gustavo Mini Cancelar resposta