Araújo Viana – Todas as Histórias

Taí um dos projetos mais bacanas que fizeram esse ano, daqueles projetos comerciais cheios de segundas intenções mas que acabam trazendo uma colaboração bacana pra cena cultural. A Oi é uma das patrocinadoras da reforma e relançamento do Araújo Viana mas em vez de fazer uma simples campanha publicitária pra divulgar seu investimento, resolveu produzir um documentário sobre a história desse lugar merecedor do rótulo “mítico”.

Pra quem não é de Porto Alegre, um resumo: o Araújo é um auditório cravado no parque mais importante da cidade, já foi palco de 50 anos de cultura em formato de música e sequelagem generalizada. Abrigou óperas, clássicos do rock gaúcho, o surto do reggae portoalegrense, shows inacreditáveis do Camisa de Vênus, Los Hermanos e Raimundos. O Araújo viveu intensamente, abrindo e fechando, sendo interditado e reaberto, abandonado e adotado, transformando-se num clássico não-lugar. Como eu falei na entrevista do documentário, no meu caso o Araújo sempre foi um enorme sólido que precisava ser contornado pra se vir da Cidade Baixa e chegar na Osvaldo Aranha (a rua boêmia nos anos 80 e 90) via Parque Farroupilha.

Mas mesmo tendo convivido pouco DENTRO do Araújo, quando rolou uma convivência ela foi marcante. Nós, Walverdes, tocamos em um momento importante da história do Auditório, a inauguração da cobertura lá por 94 ou 96, não lembro bem. O show foi o primeiro em que recebemos um cachê decente e com ele comprei minha primeira guitarra – que hoje é do Patrick. Alguns anos depois, tocamos no festival Rock Contra a Fome e o Claudio Verissimo (que fez nossos dois clips) filmou algumas cenas que acabaram entrando no vídeo de Anticontrole.

Enfim, as minhas histórias são poucas e recentes. Não deixe de assistir o documentário e ver todas as histórias, não só as dos entrevistados oficiais (Lobão, Humberto Gessinger, Jupiter, Juarez Fonseca, Wander, Frank Jorge, etc) mas também as do público que está colaborando na linha do tempo interativa que o pessoal da Live projetou.

Parabéns a todos os envolvidos…

Anúncios

Um pensamento sobre “Araújo Viana – Todas as Histórias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s