5 coisas que eu espero que SUMAM das palestras de publicidade em 2011

Ano passado eram 7 as coisas que eu esperava que sumissem. Esse ano, será que o mercado deu uma evoluída? Ou eu que fiquei com preguiça? Fica a seu critério decidir, amigo. Vamos direto ao assunto com os itens que deveriam estar com ausência garantida em toda e qualquer apresentação, palestra, reunião, seminário, convescote, happy hour de marketing e publicidade, neste ano que finalmente começa neste lindo 14 de março.

1. Exemplos de empregada e vó usando a internet

Quantas vezes você já participou de uma reunião em que alguém, pra se convencer de que a internet realmente veio para ficar, traz à tona uma INCRÍVEL história da faxineira que usa o Orkut pra falar com o namorado? Ou conta, com indisfarçável orgulho, que a vó entra direto no MSN? Pobres e velhos usando a internet só são coisa de outro planeta pra quem vive em outro planeta. O planeta ISOLATION! Se até a VEJA já deu essas histórias, é porque realmente não precisamos mais tocar no assunto.

2. Declarar que sustentabilidade é básico e não diferencial.

Que grande parte das empresas não tenha adotado práticas sustentáveis mas goste de falar disso é perfeitamente aceitável. Não é assim que as coisas são na maior parte do tempo? Agora, tirar uma onda de post-cool, dizendo que “já era” o que “nem foi”, é um pouco de abuso. Volte duas casa e continue falando que sustentabilidade é importante até que ela seja realmente importante.

3. Marcas são causas. Ou precisam de causas.

Toda vez que alguém fala que a marca precisa de uma causa ou, pior, de consumidores evangelizadores, tudo que eu lembro são pastores na TV. Acho que estamos conversados.

4. A sociedade como conhecíamos se fragmentou. As pessoas não tem mais as crenças religiosas tradicionais e o núcleo familiar para se basear.

Pergunte à massa evangélica (ó aí de novo) e aos milhões de fundamentalistas se eles concordam com essa afirmação.

5. Papinho Filtro Solar

Esse é o pior de todos. Começou como um inocente email circulando, virou um vídeo motivacional e dali se espalhou pra todo o tecido da cultura pop. Hoje, já passamos do ponto de saturação de comerciais dando “dicas edificantes” pras pessoas aproveitarem a vida. “Cuide de seus joelhos… dance uma canção que você adora… coloque sua melhor roupa pra ir para o supermercado… viva como se não houvesse amanhã… mas use nosso cartão de crédito… ”  Como se marqueteiros enfurnados em escritórios ou publicitários que viram noites estivessem em posição de dar dicas pra alguém aproveitar a vida… bom, até eu já fiz uns comerciais canalhas assim…

Pior ainda, muitas palestras da área do marketing e da publicidade se tornaram palco de discursos messiânicos com a desculpa de que é preciso “inspirar” as pessoas. Bom, quem quer MESMO inspiração não vai em evento do mercado! A gente vai em evento do mercado pra saber o que está acontecendo no mercado! Pra ser questionado, inspirado ou mobilizado a gente vai em outros lugares! Ou deveria!

Chega de papinho filtro solar!

Obrigado.

Anúncios

25 pensamentos sobre “5 coisas que eu espero que SUMAM das palestras de publicidade em 2011

  1. Pingback: 5 coisas que eu espero que sumam das palestras de publicidade em 2011 « Brainstorm9

  2. Pingback: 5 coisas que eu espero que sumam das palestras de publicidade em 2011 « Brainstorm9

  3. Amei o post e realmente muitos temas abordados em palestras são extremamente clichês,
    Na proxima semana vou participar de um evento chamado Propagare, que busca familiarizar os estudantes de PP um pouco mais com o mercado de trabalho, espero de verdade que os palestrantes leiam esse post!

  4. Amei o post e realmente muitos temas abordados em palestras são extremamente clichês,
    Na proxima semana vou participar de um evento chamado Propagare, que busca familiarizar os estudantes de PP um pouco mais com o mercado de trabalho, espero de verdade que os palestrantes leiam esse post!

  5. Pingback: 5 coisas que eu espero que sumam das palestras de publicidade em 2011 | BrunoFaria.com :: design & web

  6. Pingback: Criar valor compartilhado « RFogaça – Blog

  7. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    MUITO BOM O POST. ADOREI.
    Seria bom todo mundo ler isso pra se tocar do que ta acontecendo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s