Baixar

Geralmente quando se discute a questão dos downloads considerados ilegais (de filmes, seriados ou música), a expressão que se usa pra descrever o ato é baixar da internet. Não só os defensores de direitos autorais clássicos reclamam de quem “baixa coisas da internet” como os usuários também se referem assim aos seus próprios downloads: os filmes que eu “baixei da internet”, as músicas que eu “baixei da internet” e assim por diante.

O curioso disso é que “baixar da internet” é uma expressão, a princípio, neutra, que poderia ser usada para downloads pagos também. Mas o mercado de conteúdo legalizado pra download está tão incipiente e mal resolvido no no Brasl que a expressão “baixar da internet” ainda significa “baixar sem pagar”.

De alguma forma, isso não está bem certo. “Baixar da internet” deveria significar apenas baixar da internet. Sem aspas, sem implicações.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Baixar

  1. Pingback: Baixar música tá liberado « O Bunker

  2. Pingback: Baixar música tá liberado « O Bunker

  3. concordo em discordar. baixar da internet é uma forma de descrcrição de um ato, mas não é uma definição clara. você acha mesmo que deveríamos esquecer ou ignorar as implicações?

  4. concordo em discordar. baixar da internet é uma forma de descrcrição de um ato, mas não é uma definição clara. você acha mesmo que deveríamos esquecer ou ignorar as implicações?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s