Entrevistas

“Ele tratava entrevistas como um forma de arte para transmitir conhecimento de uma geração a outra, como fazem os roshis japoneses. De fato, a habilidade de conversação de Ginsberg, além de seu talento literário, talvez fosse sua mais marcante qualidade. (I Celebrate Myself – The Life and Times of Allen Ginsberg)

No post sobre a questão do George R.R. Martin, comentei sobre a tendência da comunicação dos artistas com seu público se tornarem obras em si. Claro, não é algo recente e nem exclusivo da cultura digital, como mostra a citação acima. A persona dos artistas, em muitos casos, sempre foi também um trabalho de criação, às vezes narrativa, às vezes verbal, às vezes visual, às vezes uma criação por ausência de sinais (no caso de reclusos como Salinger e Rubem Fonseca). O que acontece, atualmente, é que se intensifica a instantaneidade dessa criação, prescidindo muitas vezes da mediação da imprensa estabelecida, que geralmente impõe um atraso nessa comunicação.

Mais uma vez, isso tudo me lembra o Twitter do Emicida, que manteve-se em constante tuitagem durante sua viagem pelos Estados Unidos de uma forma tão espontânea (ou aparentemente espontânea). De alguma forma, o fluxo de twitts guarda parentesco próximo com suas rimas, cada um no seu meio, claro. Próximo passo: batalha de MC’s no Twitter. Acho que já andou rolando informalmente, mas alguém já ouviu falar de uma organizada? Talvez sim, não frequento com frequencia a tuitosfera rappeira.

Como diz não me lembro quem: que tempo para viver, senhores!

PS1: É com imenso prazer que coloco George R.R. Martin, Emicida e Allen Ginsberg no mesmo texto!
PS 2: Tá com tempo? Interessado? Complemente sua leitura com , um texto sobre batalha Emicida x Cabal do mestrando em antropologia social Ricardo Indig Teperman – que o Matias postou na íntegra no Sujo.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Entrevistas

  1. pelo twitter , nao organizadamente, mas a algum tempo atras tinha no orkut, com oagina propria pra batalha.nao achei la…acho que orkut acabou kkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s