A reinvenção da matemática

A cada novidade que a cultura digital traz pras nossas vidas vem junto uma conta nova pra pagar. Hoje, pelo menos metade dos brasileiros parece ter colocado a conta da internet no mesmo patamar de importância que a conta de água, luz e telefone, e algumas pessoas inclusive tem conta de internet e não tem conta fixa de telefone.

O orçamento doméstico do novos tempos inclui uma série de cálculos e cuidados que não existiam há dez anos. Por exemplo, 80% dos celulares no Brasil são pré-pagos e exigiram de todo um segmento da população uma habilidade pra lidar com toda essa função dos créditos e também com os diferentes chips combinados pra aproveitar melhor as ofertas de cada operadora. Computadores, celulares, câmeras digitais, consoles de games, tudo que era considerado supérfluo há bem pouco tempo começa a se tornar item de necessidade básica, parte da estrutura familiar de educação, entretenimento e empregabilidade. Mesmo a população de baixa renda está integrada com uma parte dessa história e tudo isso demanda uma reorganização prática e mental das contas em casa.

Em resumo, a alfabetização digital passa por uma nova matemática doméstica – que a maior parte dos brasileiros não está aprendendo e sim inventando.

***

Post inspirado num dos programetes Minimalismo que eu faço pra Rádio Oficial do Verão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s