Drone Journalism

Eu venho comentando desde o ano passado no Minimalismo sobre a onda dos drones, que são esses pequenos veículos aéreos não tripulados, já utilizados com uma certa frequência por alguns exércitos em guerras e começando também a serem usados por forças policiais.

De olho nisso, a Universidade de Nebraska-Lincoln criou há poucos meses um laboratório de Drone Journalism voltado a investigar as aplicações do uso de drones em coberturas jornalísticas. O papel do laboratório não é simplesmente pesquisar tecnologias, porque essa questão não é tão complexa: os drones estão ficando mais baratos e as câmeras de alta definição cada vez mais leves. A grande discussão diz respeito às questões éticas que essa nova ferramenta certamente vai levantar não só no uso pelas polícias, mas também por empresas privadas. Inclusive da área de comunicação de massa.

Uma empresa de comunicação pode usar drones em reportagens investigativas em áreas particulares? E firmas de segurança privada podem fazer sobrevôos em áreas públicas? Dá uma passada no Tumblr Drone Journalism pra acompanhar algumas dessas discussões. O site DroneJournalism.org é outra fonte interessante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s