No túnel do tempo

Uma rápida anotação: a internet + o Viva (aquele canal vintage da Globo na TV por assinatura) estão mexendo com o fluxo do tempo alternativo que a Globo havia criado nas tardes dos dias úteis. Relembrando: até bem pouco tempo atrás, a faixa de horário que ficava entre o Video Show e o Malhação (antes, a novela das 18h) era ocupada por uma espécie de resgate temporal constante. Não apenas o Vale a Pena Ver de Novo regredia o tempo em alguns anos como a Sessão da Tarde mantinha em evidência obras de, no mínimo, meia década antes. Isso mantinha o passado recente na órbita do presente de forma incrivelmente influente.

Agora o monopólio do delay não é mais da Globo: faz parte da própria cultura digital resgatar continuamente o passado – tanto o passado distante como o recente. O Viva e o Vale a Pena Ver de Novo são o YouTube sem esforço de digitar o que se quer no campo “busca”. A Sessão da Tarde também: o passado recente à disposição em horário combinado e revisitado com o mínimo esforço.

***

Uma nota de rodapé sobre isso: há muitos anos, antes da real popularização da internet, a agência que eu trabalhava fez uma pesquisa pra levantar celebridades pro comercial de uma marca. A maior parte das atrizes americanas que apareciam na pesquisa não batiam com as capas de revistas que cobriam Hollywood naquela época. A preferência do público estava claramente ultrapassada. A explicação era óbvia: a maior parte dos brasileiros matinha contato com as atrizes de Hollywood por meio da Sessão da Tarde, Tela Quente e o Temperatura Máxima, cujo delay de lançamentos não afetava de forma alguma sua influência sobre a cultura pop.

Agora, claro, isso tudo está muito mais bagunçado.

Anúncios

4 pensamentos sobre “No túnel do tempo

  1. Pingback: Melhores Momentos | Flashes da Semana

  2. Pingback: Melhores Momentos | Flashes da Semana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s