Os tablets não vão matar os computadores

Não sou eu que estou dizendo. É o articulista de tecnologia do Guardian John Naughton numa coluna bem interessante publicada há duas semanas.

A história é a seguinte: você já deve ter lido ou ouvido por aí que os tablets são o futuro da computação e que todo o resto se tornou obsoleto. O que Naughton defende é que, na prática, o furo é mais embaixo.

Segundo ele, essa idéia é fantasiosa porque até agora a explosão de vendas de tablets tem sido um fenômeno do usuário indidvidual e existe todo um mercado (nada desprezível) de milhões de computadores corporativos que resolvem muito bem as tarefas dos seus escritórios.

Mudar em bloco para tablets, em muitos casos, seria uma despesa gigantesca pois isso mexeria em infraestruturas de TI já estabelecidas. Quem trabalha em uma empresa de médio ou grande porte sabe como é a corrida diária por manter os custos de operação baixos e o impacto de uma mudança num sistema inteiro.

Outro ponto levantado pelo colunista inglês é que mesmo o melhor tablet do mercado não é capaz de desempenhar tarefas complexas, que exijam grande capacidade de processamento e armazenamento. Mais do que isso, as interfaces e o modelo de interação por toque não se prestam a todo tipo de trabalho e a todo perfil de profissional.

No fundo, a questão é a seguinte: as pessoas adoram uma notícia apocalíptica e o mundo da tecnologia é fértil em viradas históricas. Mas pra desespero de quem gosta de uma novela, é bem pouco provável que tablet vá matar o PC.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Os tablets não vão matar os computadores

  1. hahaha tirou palavras da minha boca. tablets são apenas para consumir conteúdo. quem quer produzir algo ainda vai continuar utilizando os pcs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s