Educação e budismo

Colégios e trabalhos sociais de orientação católica são comuns no Brasil. Acho que a maioria de nós passou por um deles ou conhece alguém que passou. Já colégios e ações baseados em ideias de outras religiões são obviamente mais raros. Pra quem quiser conhecer, o vídeo acima (transcrição aqui) mostra o Lama Padma Samtem falando sobre a experiência de uma escola baseada em metodologias budistas que surgiu há alguns anos aqui na região metropolitana de Porto Alegre. Não conheço iniciativa semelhante no Brasil (deve haver, se alguém conhece e quiser iluminar minha ignorância, avise).

A Escola Caminho do Meio atende crianças do entorno do Centro de Estudos Budistas Bodisatva em Viamão/RS, especialmente de uma comunidade chamada Jardim Castelo. Por enquanto, cobre apenas Educação Infantil, mas ela está sendo expandida pra cobrir também Educação Fundamental. Tudo com base em valores humanos universais, que no fim não são exclusivamente budistas, claro.

O Lama Samtem inclusive brinca com a imaginação das pessoas quando o assunto é unir budismo com educação.


“Então a gente imagina que a escola tem crianças de 07 ou 12 anos e vão passar por uma prova final de levitação, medindo o brilho da aura com câmera e se ele não obtiver a iluminação significa que a escola falhou em alguma coisa.”

A Escola tem uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco através do Núcleo de Pesquisas em Educação e Espiritualidade, o que gera material de trabalho não apenas para as partes envolvidas, mas também pra nós. No link do blog da Escola, tem um PDF com os diálogos entre o Lama Samtem e o pesquisador-professor-doutor Alexandre Freitas.

montagem1

Outra iniciativa interessante é no interior de Minas, em Lambari. O Sítio Esperança (fotos acima) nasceu da aspiração do lama tibetano Chagdud Tulku Rinpoche de também disseminar valores humanos universais através da educação. Não é pra menos que a iniciativa é parecida com a descrita acima: o Lama Samtem foi ordenado Lama por Chagdud Rinpoche há mais ou menos 20 anos.

Em Minas, o enfoque passa muito pela ensino agroecológico, uma vez que as crianças atendidas são de uma região eminentemente rural. Além da Escola Infantil, o Sítio também oferece uma colônia de férias e workshops baseados na metodologia da Escola. O eixo da história é um dos ensinamentos do budismo que eu mais gosto, chamado As Quatro Qualidades Incomensuráveis: a equanimidade, o amor, a compaixão e o regozijo, que é a alegria com a alegria dos outros.

Tanto a Escola do Caminho do Meio quanto o Sítio Esperança atendem gratuitamente os alunos. As duas instituições sobrevivem praticamente de doações e estão habilidadas a oferecer a possibilidade de dedução do imposto de renda para doadores.

Numa época em que se discute tanto a educação, mas muito do ponto de vista numérico, estatístico e ferramental, é bom também dar uma olhada em visões alternativas que, mesmo que não sejam formatadas para experiências em grande escala, servem de laboratório pra repensar os paradigmas atuais – claramente precisando de revisão.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Educação e budismo

  1. Bom Gustavo, como budista, posso oferecer uma “luz” para vc: existe a Escola Soka, pertencente à organização da Soka Gakai, linha do Budismo que segue o filósofo e monge Nitiren Daishonin.

    O objetivo pelo qual a escola foi fundada (inicialmente no Japão, e hoje existem unidades ativas no Brasil, Japão e EUA) é justamente promover uma formação de valores humanos, ou seja, incutir em seus alunos o bem pelo próximo, humanismo e direitos humanos universais.

    Se tiver interesse, segue o site com as diretrizes da instituição:
    http://www.bsgi.org.br/programaseprojetos/

  2. Bom Gustavo, como budista, posso oferecer uma “luz” para vc: existe a Escola Soka, pertencente à organização da Soka Gakai, linha do Budismo que segue o filósofo e monge Nitiren Daishonin.

    O objetivo pelo qual a escola foi fundada (inicialmente no Japão, e hoje existem unidades ativas no Brasil, Japão e EUA) é justamente promover uma formação de valores humanos, ou seja, incutir em seus alunos o bem pelo próximo, humanismo e direitos humanos universais.

    Se tiver interesse, segue o site com as diretrizes da instituição:
    http://www.bsgi.org.br/programaseprojetos/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s