Minha Personal Song por Nenung

Screen Shot 2013-03-25 at 4.40.34 PM

A poeira da implosão da indústria tradicional da música, ao que parece, está baixando e agora o volume de alternativas que surgem começa a suplantar o volume de reclamações. É velha história: enquanto uns reclamam, outros constróem o seu caminho. É o caso do Nenung, cantor, violeiro e compositor com uma trajetória que atravessa algumas décadas embalada nos mais diferentes formatos: já se lançou em vinil com a Barata Oriental no fim dos anos 80, em 5 CDs com Os The Darma Lóvers desde o fim dos anos 90 e no esquema streaming/mp3/show ao vivo com o solo Projeto Dragão. Agora, Nenung vai mais além dos formatos de distribuição clássicos e explora também uma nova relação entre artistas e público, que é a da criação e venda direta da ideia da canção ao interessado.

Pois é, Nenung está vendendo seu talento de compositor diretamente ao público final no site Minha Personal Song. A ideia é muito simples: o pretendente entra em contato, passa um briefing, conta qual é o clima que quer e Nenung compõe a música. Aprovado o primeiro rascunho em voz e violão, parte-se para a produção final, que pode ser mais elaborada ou manter o espírito simples que caracteriza muitos dos seus trabalhos. É uma espécie de mecenato democratizado.

45216post_foto

A intenção de Nenung com isso não é apenas buscar uma fonte alternativa de renda em meio a um cenário musical e cultural sedento por soluções inovadoras. Compositor prolífico, ele também pretende dar vazão ao seu incansável exercício de criação. Mesmo colaborando com diversos artistas e tendo duas bandas pra desaguar sua energia, Nenung se sente mais útil oferecendo diretamente ao público final uma participação nesse processo. Afinal, não estamos vivendo o tempo da interatividade?

Nenung não é o único e música por encomenda não é exatamente uma ideia nova, mas geralmente os serviços disponíveis são de produtoras ou músicos mais impessoais e menos autorais. O que Nenung está oferecendo de diferente é o acesso à mesma fonte que já deu um grande sucesso à Paula Toller (Meu Amor Foi Pra Lua) e engordou os repertórios de Dado Villa Lobos (Lucidez) e Marian Aydar (Peixes). Ou seja, o comprador de Nenung estará sempre muito bem de companhia.

Acompanho o trabalho do Nenung desde o Barata Oriental, tenho admiração pelo seu senso de composição, então posso dizer com segurança: música boa nunca faltou pra ele. Além de fecundo, é comprometido com o coração, tem música boa pros Dharma Lóvers, tem pro Projeto Dragão, tem pro Dado Villa Lobos, tem pra Paula Toller e agora tem pra você também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s