Aprendizados dos blogueiros de viagem

sundaycooks-no-braincast-do-brainstorm9-460x460

O pessoal do Brainstorm 9 recebeu dois importantes blogueiros de viagem no seu podcast de número 73, o Ricardo Freire do Viaje na Viagem e a Natalie Soares do SundayCooks. A pauta oficial era cobrir as peculiaridades da blogosfera de viagens e os perrengues de ser turista profissional para alimentar um blog independente. Mas o papo acabou transcendendo o assunto e acho que qualquer um que trabalhe com conteúdo ou se interesse pela anatomia das relações digitais vai tirar boas lições das histórias do Ricardo e da Natalie – especialmente do Ricardo, que conta bastidores muito interessantes da evolução tecnológica, prática, pessoal, comercial e conteudística do Viaje na Viagem.

Mas, especificamente, dois momentos me chamaram a atenção.

Um é na altura dos 25 minutos, quando o Ricardo Freire comenta que a principal mutação no Viaje na Viagem nos últimos anos foi a mudança de posts e localidades mais pessoais para um foco em tutoriais de ajuda estratégica para quem quer viajar melhor a destinos clássicos. Essa cultura de tutoriais é algo que eu e o Eduf comentamos no podcast dele, o Atrás do Front. Isso não é um fenômeno isolado de blogs de viagem, mas algo quem parece ter se tornado uma regra em muitos sites de conteúdo, se refletindo inclusive na audiência: posts do tipo “5 dicas para” ou “10 coisas sobre” acabam ganhando maior aderência dos leitores por ajudá-los a organizar as ideias em um contexto de sufoco informacional. Se isso é bom ou ruim, eu deixo para outro post.

Outro tópico interessante está lá pelos 32 minutos, quando surge o assunto da ética comercial, discussão levantada a partir de casos polêmicos envolvendo blogs de moda. Os blogueiros de viagem não só se uniram na Associação Brasileira de Blogs de Viagem para criar alguns parâmetros de qualidade, como desenvolveram um código de ética que inclui sinalizações de conteúdo patrocinado e de conteúdo apoiado, esta lançada poucos dias atrás. Ou muito me engano ou isso é uma iniciativa única entre seus irmãos de outros segmentos, ao menos de forma tão organizada. Taí mais uma dica valiosa que os blogueiros de viagem trazem pra todo mundo.

***

Eu falei em duas coisas, mas me lembrei de uma terceira: o papo todo me remeteu ao filme Julie e Julia, que eu acho uma peça muito bacana para quem quer entender as motivações que estavam por trás da criação de um blog quando isso ainda era uma novidade, quando a internet ainda absorvia em uma única ferramenta necessidades muito diferentes que hoje são sanadas não apenas por blogs, mas também por redes como Facebook, Twitter, Instagram, SnapChat e por aí vai.

***

Imagem: Sunday Cooks

A dica do podcast eu recebi do Zé da DZ.

Deixe um comentário

