Personalidade do Ano 2013: seu dedão

image

Ele gravou, fotografou, curtiu e compartilhou. Ele deslizou feeds para cima, escreveu mensagens de amor e ódio e passou fotos de um lado para o outro. Ele participou ativamente da sua vida e influenciou todos os aspectos da cultura nacional. O Roberto Carlos está errado: em 2013, o cara é o seu dedão.

Sem o seu dedão, de nada adiantaria a presença de smartphones nas jornadas de junho. Foi ele que pressionou o botão de gravar, fotografar, compartilhar e curtir, gerando um fluxo constante de conteúdos explosivos no nível da rua, tonteando e pautando a grande imprensa. O que o seu dedão fez pelo Brasil este ano não é pouco. Durante décadas movimentos sociais tentaram amplificar suas vozes e encontrar meios alternativos para jogar luz sobre determinados assuntos. Os computadores conectados à internet vem ajudando, mas a dupla literalmente dinâmica que o seu dedão forma com seus smartphone é imbatível pela portabilidade e eficiência. Só eles dois são capazes de entrar em camburões, delegacias, cordões de isolamento e transmitir tudo que está acontecendo ao vivo. O seu dedo médio que me desculpe, mas o seu dedão é foda.

O seu dedão não está apenas mexendo com a política. Ele também vem corroendo a audiência da TV mexendo no celular em vez de teclar o controle remoto. Está redefinindo os relacionamentos ao ser mais usado que a boca pra conversar com amores e amigos. É um órgão fundamental para se escutar música, perdendo apenas para os ouvidos. Ajuda você a chegar nos lugares – não pedindo carona, mas manipulando o Google Maps ou o Waze. Distrai você em filas de banco e consultórios médicos. Que outra parte do seu corpo tem participado de tantas áreas da sua vida?

Para 2014, não esperamos outra coisa do seu dedão que não seja continuar o bom trabalho que vem fazendo. E, quem sabe, uma nobre tarefa extra: ensinar o seu dedo indicador a votar.

***

Imagem: Wikimedia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s