7 pesquisas que vale a pena você conhecer

reportcover600

Uma das coisas mais surpreendentes na intersecção entre o mundo da publicidade e a internet é a quantidade de pesquisas, estudos e relatórios que circulam livres por aí. E livres mesmo, para download gratuito. Infelizmente, a maior parte acaba ficando restrita ao pessoal da publicidade e do marketing mas tenho certeza que profissionais de muitas outras áreas se beneficiariam se chegassem até esse material. Pensando nisso, resolvi fazer um apanhado de 7 pesquisas que eu acho bacanas e que estão liberadas pra visualização ou download. Dê uma olhada nas que lhe interessam e repasse para amigos que possam curtir. Também estou aceitando dicas para fazer uma segunda lista mais adiante.

1) Most Contagious

A revista inglesa Contagious faz desde 2009 uma seleção anual das campanhas e tendências mais relevantes no marketing levando-se em consideração inovações tecnológicas, ondas comportamentais e impacto de consumo. O resultado não é um simples ranking de “melhores do ano”, mas uma real panorâmica das principais forças econômicas e tecnológicas no mundo na forma como elas se manifestam na comunicação.

2) Pesquisa F/Radar

Já há alguns anos a agência brasileira F/Nazca Saatchi & Saatchi vem formando uma parceria com o Datafolha para radiografar o uso da internet pelos brasileiros. A 13ª edição destaca o incrível crescimento da internet mobile e seus desdobramentos comportamentais em uma apresentação de leitura dinâmica e agradável. Clique aqui com o botão direito e dê salvar como para fazer o download do PDF.

3) O Sonho Brasileiro

Essa pesquisa na verdade transcendeu o âmbito da publicidade, foi concebida pra isso, mas eu acho que sempre merece menção. Realizado pela Box1824, “O Sonho Brasileiro” é um dos mais interessantes estudos que eu li nos últimos anos – e eu li cada parágrafo das suas mais de 300 páginas. Fazer o download e mergulhar nele é meio caminho andado pra entender a maior parte dos movimentos sociais e comportamentais do Brasil nos últimos anos. Você pode baixar o PDF ou ler online no site da pesquisa.

4) As Poderosas da Nova Classe Média

Haters gonna hate: essa pesquisa da Editora Abril em parceria com o Data Popular tem um olhar bastante consumista sobre a “nova mulher da classe C”, mas também traz insights sociais interessantes. Ela combina pesquisa online com mais de 30 mil mulheres, 500 horas de observação etnográfica e entrevistas com alguns especialistas, o que fornece um quadro bem completo.

5) O Jovem Digital Brasileiro

Há tempos que o YouPix já vinha mapeando os hábitos do jovem digital brasileiro – mas de maneira informal, através das próprias matérias do site. Ano passado, eles se juntaram com o IBOPE Mídia e com a Conecta pra produzir um estudo com um pouco mais de rigor e metodologia que assina embaixo de muitas suspeitas de quem acompanha a evolução da internet no país.

6) A Debandada

Um estudo sobre a relação da classe c da América Latina com o ambiente digital por olhos gringos. Produzido pela agência digital Razorfish e pelo Terra, foi apresentado no South By Southwest em 2010 pelo VP de estratégia da agência Joe Crump, um antropólogo por formação.

7) An Anatomy of the Male Shopper

E, por último: nem todo mundo vai se interessar por essa, mas eu garanto que vale dar uma olhada nem que seja pelo inusitado: uma análise do comportamento masculino de compra, tanto em lojas físicas quanto em lojas online.

***

Como eu disse, isso é apenas a ponta do iceberg. Prometo fazer mais dois ou três posts com pesquisas e estudos gratuitos que vale a pena conhecer. Aceitamos novas sugestões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s