Internet das coisas: coisas não se comunicam

IMG_4340-1300x866

Em tempos de entusiasmo com a internet das coisas, aquela que promete fazer a sua geladeira se comunicar com seu smartphone, vale trazer à tona um trecho de “As Teorias da Comunição” de Francisco Rudiger, que defende (ao menos em seus estudos) evitar o uso da palavra comunicação a não ser que estejamos falando de humanos. Segundo ele, o pessoal está aprontando a maior confusão ao usar “comunicação” sem qualquer critério epistemológico/semântico.

“Em geral, a palavra (comunicação) tende a ser definida pelos meios, pelos usos e pelas aplicações: remete a uma multiplicidade de territórios raramente explicitada ou coerente entre si, servindo de passarela para diversas disciplinas que tratam-na com enfoques na maioria das vezes divergentes, acentuados quando passamos das ciências humanas para as ciências naturais. No limite, a expressão não designa mais nada, transformando-se em simples rótulo, posto em um campo de estudos multidisciplinar, para o qual convergem ou se confrontam os mais diversos projetos de pesquisa, mas do qual não se tem o conceito.”

Enfim:

“A comunicação constitui, em essência, um fenômeno cultural; representa um processo de relacionamento primário, ou não, que ocorre entre os seres humanos.”

Logo, falar de objetos que se comunicam é uma espécie de waltdisneyzação da indústria da tecnologia, que cultiva, por motivos óbvios, a mania irritante de sugerir que coisas tem vida. Esqueça: sua geladeira não vai se comunicar com o seu smartphone. O máximo que pode acontecer é você se comunicar com quem divide o apartamento alterando a temperatura da geladeira via smartphone pra se vingar do banheiro sujo. Bom, aí sim temos, de fato, comunicação.

***

Foto: Picjumbo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s