Scratch: a revista que fala abertamente sobre escrita & dinheiro

scratch

Escrever e ganhar dinheiro: eis aí um tabu persistente. Seja pela queda de braço entre escritores/jornalistas e editoras/publicações, seja porque alguns escritores parecem ganhar dinheiro demais e outros nenhum, seja porque alguns artistas tem problemas com a venda de seu trabalho, esse é um assunto que nunca esgota seus ângulos de abordagem. Hoje, com o fato da cultura digital ter multiplicado violentamente o número de pessoas que escrevem e que buscam ganhar por isso, surgir uma publicação como a Scratch parece algo bastante natural e necessário.

Fundada pela editora Jane Friedman e pela freelance Manjula Martin, a Scratch se define como “uma revista digital sobre a relação entre escrita, dinheiro e vida” e considera pouco o que tem se falado abertamente sobre a realidade econômica desse setor do ponto de vista dos escritores. “Aos escritores geralmente falta contexto ou insight para entender nossa própria indústria, mesmo que essa indústria esteja passando por gigantescas mudanças econômicas e estruturais.” escrevem as criadoras na apresentação da revista.

A Scratch já tem 3 números publicados e o primeiro está para download gratuito na Banca do iPad. Entre outros features, traz uma entrevistona com o Jonathan Franzen sobre a remuneração e o ofício do escriba, além de um papo super bacana entre os editores online da Slate, da Atlantic e da The Toast. Eu devorei a primeira edição e fiquei não apenas com vontade de ler mais como também de escrever sobre o assunto. Afinal, como as editoras da Scratch dizem: “Vamos encarar a verdade: ninguém realmente sabe como esse negócio funciona. Não temos todas as respostas, mas sabemos que o futuro da mídia é inteligente, flexível e irreparavelmente transparente. E está nas nossas mãos.”

***

Ah: o podcast The New Disruptors, do Boing Boing, entrevistou Friedman e Martin. O papo está abaixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s