Acho que a Nike deveria ter um novo slogan e aqui vai a minha sugestão

nike2.006

A Nike é uma das marcas mais valiosas do mundo. Segundo o respeitado relatório anual da consultoria global Interbrands, somente a marca Nike (ou seja, seu conceito, sem contar os produtos, os empregados, as instalações) vale mais de 17 bilhões de dólares. Seus produtos são desejados por consumidores em todo o globo, seus concorrentes sofrem pra tentar chegar perto do significado que ela tem para eles e seus atletas compõem a elite do esporte – tando do ponto de vista atlético como financeiro. Ou seja, a Nike é um sucesso e não, definitivamente, precisa do meu pitaco.

Mas ainda assim eu senti que seria bacana dar uma sugestão. Porque, sei lá, eu fico preocupado com a Nike. Vai que daqui a pouco alguma coisa dá errado, ela perde público, aí muita gente vai também vai perder empregos e ficar triste. Não gosto de ver gente triste, então, resolvi ajudar: Nike, por que vocês não dão uma amaciada nesse slogan pra ampliar o seu público acolhendo pessoas mais preguiçosas e procrastinadoras?

Pois é. Eu sei que Just Do It é um chamado poderoso que resume a missão da Nike de “trazer inspiração e inovação para cada atleta no mundo”. E que a ideia dele é justamente tirar as pessoas da sua zona de conforto. Mas fico com a impressão de que vocês estão se afastando cada vez mais de uma mina de ouro, de uma quantidade imensa de gente que olha os comerciais da Nike e pensa “Ah tá bom. Então tá. Arrã, sei” ou então “Nossa, que cansaço.” Vocês não deveriam nos desprezar como fatia de mercado. Nós somos uma massa com muito potencial, que movimentou fortemente a cultura e a economia nos anos 90 com o nosso jeito despreocupado e indolente. As pessoas falam muito hoje do poder de ação da Geração Y, mas se esquecem que a Geração X, com seu jeito slacker, desorganizado e bagunçado, causou uma reviravolta na indústria fonográfica, influenciando toda a cultura pop com uma atitude de “oh well, whatever… nevermind!”. “Just do it” não diz nada a essa gente e vocês deveriam se ligar porque, como tudo dos anos 90 tá voltando, muito em breve a procrastinação e a preguiça também vão estar na moda de novo!

Bom, pra vocês se prepararem pra esse novo cenário, eu fiz alguns exercícios de slogan que podem apelar a esse interessantíssimo consumidor. No começo, achei que daria pra aproveitar alguma coisa do slogan atual de vocês. Afinal, ruim ele não é, né? Taí há tanto tempo, dando certo. Mas, quem sabe a gente adiciona um temperinho calmante nele? Ficaria assim:

NIKESPOOFSLOGANS.001

Que quer dizer: ok, é legal “Just do it”, mas não o tempo todo né! Tem horas que tudo bem, vai lá e just do it! Mas alguns dias que você quer mais é don’t just do it, dar uma relaxada, sem aquela nóia de chegar em primeiro, de ser o primeiro, a não ser que seja o primeiro a ficar numa boa.

Mas aí eu fiz uma autocrítica e achei que o novo slogan ficaria meio remendado. E criei essa segunda opção:

NIKESPOOFSLOGANS.002

Uma coisa assim mais lúdica, até meio lisérgica. Tipo: quer just do itzar? Ok, mas just do itzeie nos seus devaneios. Claro, aí a gente afasta o público anterior da Nike, esse pessoal mais ativado, mas uhuu-vamulá-galera!! Percebi essa fragilidade da minha tentativa e fiz uma nova, mais equilibrada:

NIKESPOOFSLOGANS.003

Opa, acho que aí começamos a chegar em algo interessante! “Just think about it” tem ritmo, tem 66% do slogan anterior, resguarda a assertividade que caracteriza a Nike hoje. Mas eu aprendi com a Nike a não me satisfazer com pouco. Traí meus princípios de slacker e resolvi me puxar. Sentei pra assistir um filme e relaxar um pouco, mas não conseguia desligar desse trabalho. Ficava pensando, pensando, e me dei conta que o nome do filme que eu tava assistindo cairia perfeito pro novo slogan da Nike! Eu tava vendo Whatever Works do Woody Allen! E quem poderia personificar melhor essa nova fase da Nike do que o Woody Allen? Então, fui pro computador e escrevi isso:

NIKESPOOFSLOGANS.004

A essa altura, minha cabeça estava agítadíssima, parecendo aqueles comerciais da Nike de futebol onde eles colocam todos os craques correndo feito loucos de um jeito que eles nem sempre jogam nas seleções. Senti que tava pertinho de algo definitivo e me lembrei que um dos princípios da redação é cortar, cortar, cortar sempre. E o que cortar desse slogan? Cortar o whatever? Nunca! Isso iria contra os princípios dos slackers. Opa! Cortar o works! Claro! Cortar o trabalho! Quem quer MAIS trabalho hoje em dia? Quem quer trabalho num slogan? Então ficou claro pra mim. Cortei o trabalho e ficou assim:

NIKESPOOFSLOGANS.005

Aí está, Nike. Minha proposta de novo slogan pra vocês arrebanharem um novo público e pararem de depender desses obcecados por vitória e liderança que, vamos combinar, quase nunca vencem mesmo. Aproveitem que eu não sou da Geração Y. Se fosse, ia cobrar uns 10 milhões por esse slogan e querer me tornar sócio. Como eu sou da Geração X, eu dou de graça e ainda vou desdenhar vocês porque são uma multinacional. Whatever.

***

Mas, bom, se nada disso convenceu a Nike a trocar seu slogan, ao menos quem sabe eles podiam traduzir o Just Do It pra português? Nesse caso, eu também tenho uma sugestão:
Sem Título.001

Deixe um comentário

