Pai: vantagens e desvantagens de um dos aplicativos mais usados no mundo

IMG_3649-1300x866

Com o Dia dos Pais se aproximando, achei que seria importante fazer uma análise crítica de um dos aplicativos mais usados em todo mundo: o app “Pai”. Utilizado diariamente, “Pai” tem centenas de milhões de usuários ativos em cerca de 6.900 línguas e é o segundo app mais baixado no planeta perdendo apenas para “Mãe”, também um grande hit universal. A popularidade do aplicativo”Pai” certamente tem a ver com sua utilidade mas também ganha cada vez mais adeptos graças a sua versatilidade. “Pai” é compatível como todos os sistemas operacionais disponíveis e funciona em absolutamente todos os países, mesmo nos regimes mais fechados como Coreia do Norte e China. Na China, por exemplo, não tem Google e Facebook, que são proibidos e bloqueados, mas tem “Pai”. Muito “Pai.” “Pai” também tem o predicado de apelar a diferentes públicos, tendo sido criado com foco nas crianças mas cativando jovens, adultos e até mesmo a terceira idade. Independente da fase de vida, “Pai” é um aplicativo considerado indispensável na maior parte das culturas.

Apesar de tudo isso, “Pai” certamente não é perfeito. Pra começar, o download é demorado, levando cerca de nove meses pra baixar a versão básica, que mesmo assim nem sempre vem completa. “Pai” também ocupa muito espaço na memória, o que prejudica outros aplicativos e gasta muita bateria. Especialmente nos primeiros anos, é praticamente impossível abrir outros aplicativos junto com “Pai”. Outro problema é que “Pai” bagunça completamente sua agenda e seus contatos. A função Soneca de “Pai” é deficiente e o despertador então está sempre com bug, tocando em horas inconvenientes o tempo todo. Em resumo, “Pai” é um aplicativo robusto e funcional, porém vive trancando, vive caindo e vive desligando.

Outra questão que incomoda muito os usuários é que “Pai” é gratuito na hora de baixar, mas quase tudo que se faz com ele inclui compras dentro do aplicativo, especialmente se você vive em grandes centros urbanos. Em áreas mais remotas, contudo, há diversos registros de usuários de “Pai” que conseguem se virar com pouco dinheiro ou nenhum. Ao menos nesse ponto, “Pai” é relativamente flexível. Falando em flexibilidade, um dos aspectos positivos é que “Pai” funciona mesmo sem 3G, Wi-fi ou qualquer tipo de conexão com a internet. Na verdade, ele costuma rodar melhor quando desconectado.

De qualquer maneira, “Pai” continua sendo um grande sucesso na era digital, pois mesmo que “Mãe” seja considerado um app muito mais completo, eficiente e amado por todos, é consenso que “Pai” resolve bem as questões básicas a que se propõe. Isso vem abrindo espaço, inclusive, para inovações bem recebidas por muita famílias, como o uso apenas do app “Pai” ou do uso de dois apps “Pai” em vez do pacote tradicional “Pai” + “Mãe”. Assim como os aplicativos, os usuários também estão ficando mais flexíveis e avançados.

De minha parte, sou um usuário satisfeito de “Pai” há 39 anos e há 2 e meio baixei meu próprio app, que ainda está com alguns bugs mas sem causar grandes transtornos ao redor. Me incomoda o fato de “Pai” não ter vindo com Manual de Instruções, mas no meu caso tive a vantagem de já ter baixado “Padrasto” há 7 anos, o que tem me facilitado na hora de operar “Pai”. Não que facilidade seja um tópico que preocupe os usuários de “Pai”. Geralmente, quem baixa “Pai” é porque gosta de aventura, desafio e fortes emoções. Até porque “Pai” não vem com serviço de atendimento ao consumidor. Depois que você baixa “Pai”, é tudo com você. E é aí, talvez, que esteja a verdadeira graça da história.

***

Leia também:
Ter filhos é uma droga
– Bits & Kids: liberdade perante a tecnologia digital

8 pensamentos sobre “Pai: vantagens e desvantagens de um dos aplicativos mais usados no mundo

  1. Pingback: E se a gente direcionasse mais de nossa atenção para conteúdos que realmente importam? | Vale seu tempo #1 | PapodeHomem

  2. Pingback: E se a gente direcionasse mais de nossa atenção para conteúdos que realmente importam? | Vale seu tempo #1 | PapodeHomem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s